Cremação de Ossos Exumados
Para realizar a cremação de ossos (esse processo também é realizado no Crematório Municipal), é necessário:
- Uma cópia simples da certidão de óbito;
- Dados da exumação (esses dados são fornecidos pelo cemitério);
- Autorização de cremação assinada por um parente de primeiro grau, na ordem sucessória (cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de 18 anos) com 2 (duas) testemunhas ou a presença de um descendente direto (pai, mãe, cônjuge ou filhos);
- Agendar a cremação direto no crematório.

Solicitação da exumação
A exumação de corpo pode ser solicitada em algumas situações:
- Superlotação de cemitérios ou outros motivos administrativos do cemitério;
- Mudança da família para outra cidade, transferindo o ente querido para outro cemitério;
- Imposição da justiça, para confirmar o caso da morte.
Exumação
Passados três anos após o sepultamento e sendo solicitada a exumação pela família, cemitério ou autorização judicial (podendo ser feito antes), o processo começa através da identificação com a sepultura e a realização de registros fotográficos para garantir que o corpo exumado é o correto.
Os ossos são retirados e colocados em uma urna menor, gaveta ou seguir para a cremação. No caso de investigação, os ossos seguem para o Instituto Médico Legal.
Equipe responsável pela exumação
Além dos técnicos responsáveis, é necessária a presença de um familiar para acompanhar o processo e em alguns casos em que são determinados pela justiça, a presença responsável da área judicial. Garantindo, assim, que a exumação foi feita de acordo com a lei.
Documentos solicitados
Os documentos solicitados são: cópia do RG do requerente, cópia do documento que comprove o grau de parentesco, certidão de óbito e cópia do contrato de concessão para o caso dos cemitérios particulares.
Para fazer a solicitação da exumação de um ente querido é preciso fazer todos os trâmites legais para que haja legitimidade ao processo de exumação e segurança para todos os envolvidos.