Neste artigo, o Crematório de Ossos vai explicar o que é a exumação, como funciona este processo e em quais casos ela pode ser solicitada. Acompanhe a matéria e fique por dentro do assunto.
A exumação é o ato de retirar os restos mortais da sepultura para acomodá-los em uma urna menor ou cremá-los, conforme a vontade dos familiares.
De acordo com o artigo 551 do decreto Estadual número 16.017/80, deve-se respeitar um período de três anos contados a partir do sepultamento para adultos. Vale ressaltar que esse período pode não ser respeitado em casos que atendem a um pedido judicial.
Para crianças de até 06 anos de idade, a exumação pode ocorrer em até dois anos após o sepultamento.
Como funciona o processo de exumação?
Passados três anos após o sepultamento, sendo solicitada a exumação pela família, cemitério ou autorização judicial (podendo ser feito antes) o processo começa através da identificação com a sepultura e a realização de registros fotográficos para garantir que o corpo exumado é o correto.
Em seguida será identificado o estado do caixão (se ele encontra-se intacto ou se sofreu danos como arrombamentos), se as laterais encontram-se rachadas, além de observarem as condições do local, o tamanho da urna, as etiquetas, entre outras informações que o técnicos e as autoridades acharem necessários.
Todos os envolvidos no processo de exumação, usam luvas, macacões e respirador para evitar contaminações.
O caixão é aberto e a válvula de segurança é verificada. Caso não seja possível desbloqueá-la com uso de um martelo, é usada uma máquina de corte.
A tampa do caixão é removida. É utilizado uma ventilação de ar ou algum spray para diminuir o odor.
O ente querido é fotografado dentro do caixão e todos os pertences são removidos, como crucifixos, placas, imagens de santos, etc.
Os restos de roupas e peles são jogadas e levadas a um aterro.
Os ossos são retirados e colocados em uma urna menor, gaveta ou seguir para a cremação.
No caso de investigação, os ossos seguem para o Instituto Médico Legal.
É necessária a presença de um oficial da Saúde, um responsável da área judicial, além dos técnicos responsáveis. Não se faz necessário a presença do familiar, mas caso alguém da família queira acompanhar, ajudará a garantir que a exumação seja feita de acordo com a lei.
Em quais situações a exumação é solicitada?
A exumação de corpo pode ser solicitada em algumas situações, como:
- Superlotação de cemitérios, podendo ocorrer a exumação dos corpos por falta de espaço ou outros motivos administrativos do cemitério.
- Mudança da família para outra cidade, transferindo assim, o ente querido para outro cemitério.
- A exumação poderá ser solicitada também por imposição da justiça, para confirmar o caso da morte.
Documentos exigidos
Os documentos solicitados são:
cópia do RG do requerente, cópia do documento que comprove o grau de parentesco, certidão de óbito e cópia do contrato de concessão para o caso dos cemitérios particulares.
Para fazer a solicitação da exumação de um ente querido é preciso fazer todos os trâmites legais para que haja legitimidade ao processo de exumação e segurança para todos os envolvidos.
Crematório de Ossos
O Crematório de Ossos possui mais de 20 anos de experiência em cremação de ossos exumados. Nosso objetivo é amenizar todo o sofrimento dos familiares através de um atendimento rápido e humanizado.
Contamos com uma equipe altamente preparada e qualificada para oferecer o melhor atendimento, do primeiro contato até a entrega da urna com as cinzas.
Está em busca de um crematório para a cremação de ossos exumados? Conte com o Crematório de Ossos! Serviço 100% humanizado e pagamento facilitado em até 6x no cartão de crédito.